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No Noroeste, PR-323 ganha terceiras faixas para melhorar logística a aumentar a segurança

No lado mais à Oeste do Estado, próxima à divisa com o Mato Grosso do Sul, a região de Iporã está sendo contemplada com obras em 3,8 quilômetros . Caminhões, tratores e escavadeiras apertam o ritmo para pôr fim à antiga reclamação de que a estrada não permite ultrapassagens.

A PR-323 nunca mais será a mesma. De ponta a ponta, da pequena Iporã até chegar em Maringá, a rodovia que corta o Noroeste do Paraná está em obras. São duplicações, terceiras faixas, recapeamentos e viadutos em andamento para ampliar a capacidade de tráfego e aumentar a segurança e conforto para pedestres e motoristas.

No lado mais à Oeste do Estado, próxima à divisa com o Mato Grosso do Sul e à fronteira com o Paraguai, a região de Iporã está sendo contemplada com a construção de 3,8 quilômetros de terceiras faixas. Caminhões, tratores e escavadeiras apertam o ritmo para pôr fim à antiga reclamação de que a estrada não tem pontos de ultrapassagens, o que torna a viagem bem mais longa e perigosa.

“Se a pessoa fica atrás de um caminhão, dificilmente vai conseguir ultrapassar. Ou vai se arriscar, o que resulta em muitos acidentes. Essas terceiras faixas vão ampliar a capacidade e a segurança de quem usa a rodovia, sem sobra de dúvidas”, conta o ambulante Rodrigo Carlos de Oliveira Silva.

Desempregado, ele mesmo viu na modernização da PR-323 uma forma de ganhar a vida – passa o dia no perímetro do “siga e pare” vendendo picolés de fruta por R$ 2,50, um alívio necessário em meio ao calor que costuma bater na casa dos 40º C naquela região.

“Está ficando bom”, diz, enquanto faz o zig-zag entre os carros que aguardam pacientemente a vez para seguirem o percurso.

O segmento entre Iporã e Cafezal do Sul é apenas um dos vários trechos que serão ampliados ao longo da rodovia. Ao todo, o Governo do Estado está implementando quase 24 quilômetros de faixa adicional na PR-323, um investimento de R$ 59,4 milhões do programa Avança Paraná, financiado pela Caixa Econômica Federal e o Banco do Brasil.

“Assumimos o compromisso de resolver gargalos logísticos que perduravam há muito tempo no Estado. Com a conclusão dessas obras, melhoramos a trafegabilidade e escoamento da produção paranaense, além de trazermos mais segurança aos motoristas”, destaca o governador Carlos Massa Ratinho Junior.

“Graças a um planejamento que fizemos na alocação de recursos e na elaboração de projetos, o Paraná inteiro está em obras”, acrescenta.

Morador de Cafezal do Sul há 58 anos, Ascânio Antônio de Paula faz o trajeto de pouco mais de 20 quilômetros até Iporã diariamente. Conhece como poucos as nuances da pista que passa por reforma.

“Isso aqui era a rodovia da morte. Agora, em essa obra, vai beneficiar muita gente e salvar muitas vidas”, diz.

A obra integra o novo Programa de Revitalização da Segurança Viária do Departamento de Estradas de Rodagem do Paraná (DER/PR). O projeto prevê soluções como a implantação de terceira faixa para ultrapassagens, alargamento de faixa, reabilitação do pavimento com soluções de reciclagem e pavimentação, eliminação de degraus com desnível maior que cinco centímetros, reforço da sinalização horizontal e vertical e implantação de mais dispositivos de segurança.

Devem ser atendidos 20 segmentos da PR-323, no trecho entre Doutor Camargo e Iporã, com um prazo de execução de 360 dias, após emissão da ordem de serviço.

Iniciativas semelhantes estão sendo licitadas na PRC-280, no Sudoeste, e na PR-092, no Norte Pioneiro.

“Temos um volume expressivo de obras, que inclui a recuperação de rodovias importantes, temos projetos históricos que eram aguardados há décadas e que atendem todas as regiões”, afirma o secretário estadual de Infraestrutura e Logística, Sandro Alex.

A PR-323 é um dos principais corredores de transporte de cargas no Paraná, ligando a região Noroeste ao Oeste e ao Norte. Atualmente, está em fase de conclusão a duplicação da rodovia entre Paiçandu e Doutor Camargo, em uma extensão de 20,7 quilômetros, sendo que 10 deles já foram liberados para tráfego. O investimento é de R$ 73,4 milhões.

Além disso, a PR-323 é objeto de duas licitações de duplicação, uma de R$ 81 milhões no trecho entre Umuarama e a PR-468, que inclui duas novas interseções em desnível, sendo uma delas no Trevo do Gauchão, e outra de R$ 55 milhões para continuar a duplicação da rodovia de Doutor Camargo até o quilômetro 180,5, próximo à ponte sobre o Rio Ivaí.

“Iporã está crescendo e conquistando espaço graças ao investimento em parceria com o Governo do Estado. E essa melhoria na PR-323 é mais uma obra importante, que vai evitar acidentes e melhorar o fluxo de veículos. Estimamos que nos próximos anos, com os investimentos privados que estão vindo para a cidade, abriremos mais de 2,5 mil vagas de emprego. Por isso a rodovia é fundamental”, ressalta o secretário do Planejamento de Iporã, Leandro Aparecido Sabino.

Por AENPR

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